SER POLICIAL EXIGE VOCAÇÃO

Sou, como sabem, policial há 26 anos!

Escolhi esta carreira ainda muito jovem e confesso que com alguma indecisão: sou filho de policial militar (meu pai é Sargento já “veterano”) e tenho muitos outros parentes na Instituição, alguns dos quais acabaram por nela ingressar, influenciados por mim – e foi o fato de ter pessoas na Polícia Militar o principal fator que me estimulou ao ingresso na Instituição.

Na época em que entrei na Academia do Barro Branco tinha também sido aprovado em um concurso da antiga FEPASA: lembro-me que comparando os salários da época, ganharia na FEPASA umas cinco vezes mais do que como Cadete da Academia.

Ainda assim tomei a decisão pensando no futuro e, digo em alto e bom som, não me arrependi em nada.

Descobri a minha vocação para ser policial militar nos primeiros dias na Academia: vi que nasci para conviver com pessoas, se relacionar com o público e me dedicar a ajudar o próximo – tudo isso ocorre na atividade policial como uma regra…no dia a dia…e a gente faz tanto que nem se dá conta!!!

E não tem jeito de ser policial militar sem ter vocação!

Alguém que tenha entrado na Polícia Militar esperando apenas um emprego, um salário, benefícios certamente irá se decepcionar ao longo do tempo…se frustrará e, mais dia ou menos dia, voluntária ou compulsoriamente, acabará deixando a Corporação.

Ser policial exige doação, entrega, sacrifício…

Ser bem remunerado é importante, não há como negar isso! Mas aquele que ingressou na Instituição mais preocupado com os vencimentos, também não se dará bem aqui!

Eles 9os salários) nunca foram e nunca serão tão bons como gostaríamos que fossem!

Sempre ficaremos com a sensação de que ganhamos menos do que merecemos…então, deixar de pensar nisso e focar todo o esforço e entusiasmo nas missões que nos cabe e no bem que elas impactam na sociedade e na vida das pessoas é o que devemos fazer.

De forma alguma, o policial vocacionado descontará no cidadão que lhe pede socorro suas angústias pessoais ou desilusões na carreira.

Se isso chegar a acontecer, o melhor (e mais justo) que tem a fazer é deixar a Instituição e procurar ser feliz em uma outra carreira, em um outro emprego, numa outra função.

A vocação é portanto, a marca indelével do policial. Algo intrínseco, considerando o policial que cumpre e se orgulha de cumprir bem o seu trabalho.

Daí a importância da depuração interna rigorosa dentro das estruturas policiais, excluindo de seus quadros homens de mulheres que não tenham esta vocação e que ingressaram na carreira única e exclusivamente preocupados com o contra-cheque do quinto dia útil do mês e pouco se importam em trabalhar para minorar as necessidades das pessoas no campo da segurança.

É desta forma que eu penso!

Bom domingo de Carnaval!

“Se for beber, não dirija!”

Humberto

 

2 comentários

  1. Dionattan · dezembro 18, 2013

    Obrigado Coronel pelas palavras de incentivo, sou do R J e me preparo há dois anos para o concurso da PMERJ 2014, desde minha decisão em ser policial não levei em conta o soldo mas sim a vocação , e encontrei nas suas palavras um certo conforto em ver que outros compartilham da mesma visão, eu tinha obesidade nivel 3 e em um ano consegui ir para o sobrepeso ( que pede no exame antropométrico) , fui reprovado no detran 5 vezes (preciso da cnh) até conseguir passar na prova , e não conseguia fazer nem meia barra , e agora faço 5 (serão cobradas 2) , tudo isso alcancei por vocação e me sinto preparado para ingressar nessa carreira, que apesar de nem sempre ser bem vista é vital para a ordem, espero retornar aqui e avisar ao senhor que consegui alcançar meu sonho, um forte abraço Coronel.

  2. alexsandro da silva · maio 17

    OLA CORONEL me chamo alexsandro da silva tenho 23 anos e tambem me preparo para ser Policial amo essa carreira e quero ser militar igual ao meu pai que servio ao exercito coronel eu nem sei descrever a emoçao que sinto quando eu me vejo dentro de uma viatura junto da corporaçao abraço e meu muito obrigado pelas suas palavras e hoop

Deixe um comentário

