Aprendi ontem a importância de uma vírgula

Ontem a noite fomos jantar na casa de um amigo muito querido!

Lá estavam outras pessoas, também amigas comuns nossas e do casal anfitrião.

Um dos convidados  era um professor de física de meus filhos: numa conversa despretensiosa sobre vestibular ele me deu uma verdadeira lição, do quanto os detalhes são importantes…o contexto da conversa era sobre o fato de que muita gente não vai bem nas provas de acesso às faculdades por pura falta de atenção, de interpretação do enunciado.

Ele me perguntou: “quanto é metade de dois mais dois?”

De imediato eu respondi “2”.

Aí ele me disse, “depende”.

Fiquei sem entender nada…e ele explicou: se houver uma vírgula logo após a primeira palavra “dois” a resposta será “três”…

E ele completou, imagine um aluno prestando uma prova para o vestibular em que a nota de corte é 78 e ele já tenha acertado 77 e responder errado esta por uma interpretação errada da questão: literalmente ele será reprovado por “uma vírgula”…

Fiquei refletindo sobre essa metáfora…e pensei nos detalhes da nossa vida, que não nos danos conta e que pode fazer a diferença…pode ser o limite da aprovação ou da reprovação!!!

A vírgula, nas relações interpressoais, é o “bom dia”, “seja bem vindo”, “obrigado”, “volte sempre”, etc.

Já parou para pensar nisso?

Bom dia!

Obrigado!

Volte sempre!

Humberto

Deixe um comentário

