Conteúdo: a alma do blog

Que um blog sem conteúdo simplesmente não existe, todo mundo sabe. E que é necessário todo um planejamento para que esse conteúdo seja realmente visto e apreciado também já é fato. A questão pertinente é: como escolher um conteúdo relevante para um blog?

Com minha experiência na gerência e administração de conteúdo digital em alguns blogs, percebi alguns pontos relevantes a respeito da escolha de conteúdo e gostaria de compartilhar com vocês. Podem parecer pontos muito básicos, mas são muito importantes e devem ser considerados.

Conteúdo atemporal

Tudo bem que nem sempre dá pra postar coisas que suplantam o tempo, mas é sempre legal buscar artigos que sejam úteis a todo instante. Com o dinamismo da informação é de se esperar que vários posts com o passar do tempo percam o sentido e fiquem desatualizados. A solução para isso é utilizá-los como referência nas informações novas que forem surgindo com o tempo. Porém, uma saída pra isso é sempre buscar acrescentar informações pertinentes, melhorando seu artigo e deixando uma ordem cronológica dos fatos, que é sempre útil para os leitores.

Dicas de utilização e tutoriais

Uma das coisas mais interessantes de blogar é poder compartilhar experiências. O leitor se sente bem quando busca ajuda em algumas ferramentas e encontra ali no seu blog. Afinal, quem não gosta de ter um guia que te leve exatamente onde você precisa?

Recursos extras

Além de conteúdo escrito, utilize outras formas para se expressar. Seja por um slides, vídeo ou qualquer material que proporcione uma interação maior. Com o acúmulo de informação nos dias atuais, as pessoas buscam cada vez mais adquirir conhecimento de forma simples e rápida. Uma imagem ou um vídeo pode atingir mais rápido a mente do leitor do que um texto corrido. Use e abuse dessas ferramentas e seduza seu público.

Criatividade

É importante o uso de palavras fortes, inesperadas e incomuns para destacar os posts. Entre tantos blogs, porque o leitor vai ler exatamente aquele post? É preciso chamar atenção e além de informar e compartilhar conhecimento, inovar a forma que isso é feito.

Lembre-se que o destaque de conteúdo acontece a partir da forma que ele é apresentado. Entenda a necessidade do seu leitor e crie rotinas e padrões para seus artigos.

Fonte: http://www.pontomarketing.com/blog/conteudo-a-alma-do-blog/

Anúncios

2 comentários

  1. Gabriel Galvão · março 15, 2011

    Obrigado, Humberto, pela republicação do conteúdo com a devida creditação da autoria e da fonte. Tem gente que não acha isso necessário, mas é sinal de gentileza e respeito ao trabalho dos outros.

    Parabéns pelo blog e sucesso!

    • capitaofigueiredo · março 15, 2011

      Muito obrigado.
      Parabéns pelo site.
      Tenho certeza de que muito do que está lá será util aqui.

      Humberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s