TRANSTORNO BIPOLAR

O que é a doença bipolar? O transtorno Bipolar é uma doença que se caracteriza pela alternância de humor: Ora ocorrem episódios de EUFORIA (mania), ora de DEPRESSÃO, com períodos intercalados de normalidade. Com o passar dos anos os episódios repetem-se com intervalos menores, havendo variações e existindo até casos em que a pessoa tem apenas um episódio de mania ou depressão durante a vida.
O que causa a doença bipolar do humor:
Apesar de o transtorno bipolar do humor nem sempre é facilmente identificada, existem evidências de que fatores genéticos possam influenciar o aparecimento da doença, e também em um desequilíbrio de substâncias químicas do cérebro denominadas norepinefrina e cerotonina.
Como se manifesta a doença bipolar do humor:
Podem iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensiva impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas.
Muitas vezes o paciente não percebe que tem esta enfermidade, e é necessário que familiares e amigos estejam bem informados, saibam reconhecer alguns dos sintomas para poderem encaminhá-lo à um tratamento adequado.
O que é euforia?
A euforia ou mania é um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, sem qualquer relação com o momento em que o indivíduo está vivendo. Nesse período, o paciente não apresenta qualquer motivo para estar triste ou alegre.
Como reconhecer o estado de euforia?
Alguns sintomas mais importantes:
• Sentir-se muito importante (grandioso) ou conceituado;
• Pensamento acelerado, tagarelice;
• Idéias de grandeza, otimismo exagerado, aumento de auto-estima;
• Gastos excessivos;
• Delírios e alucinações em manias graves
• Participar de atividades impulsivas, tais como: diversões, abuso de drogas, ou sexo desprotegido, sem constatar eventuais perigos.
Em geral a mudança de comportamento na euforia é súbita, mas o indivíduo não percebe sua alteração ou a atribui a algum fator do momento, mesmo inexistente.
O que é depressão?
A depressão caracteriza-se por um estado em que o humor fica deprimido, melancólico, triste e que dura pelo menos duas semanas. O indivíduo sente angústia, ansiedade, desânimo, falta de energia.
Como reconhecer um estado de depressão?
Ela pode apresentar os seguintes sintomas:
• Irritabilidade, ansiedade;
• Desânimo, cansaço mental;
• Dificuldade de concentração, esquecimento e raciocínio lento;
• Apatia, desinteresse, falta de motivação, sentimento de medo, insegurança, desespero e vazio;
• Redução da libido e aumento do sono;
• Sentir-se estar no final da vida(suicídio).
Em depressão leves o paciente consegue viver à custa de sofrimento, cansaço e mau humor. Depressão graves podem apresentar delírios e alucinações.
Como se diagnostica a doença bipolar do humor?
O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.
Como se trata a doença bipolar do humor?
O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.

 
http://kapsico.blogspot.com/

Anúncios

1 comentário

  1. Mauro · março 18, 2011

    Já que vc falou disso, lembrei daquela…

    Tem o urso polar, que gosta de frio
    Tem o urso bipolar, que gosta de frio…gosta de calor…gosta de frio…

    Abraços e otima sexta a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s