8 questões básicas sobre interações nas mídias sociais

Por Camila Carrano

Muito se fala hoje em dia sobre otimização para mídias sociais, o chamado SMO – Social Media Optimization. Aproveitando o conceito do MestreSeo“SMO são estratégias usadas com o objetivo de aumentar a exposição da marca de modo mais próximo do público e gerar um ‘falatório’ da marca através de divulgação nas mídias sociais, que vão desde anúncios ou distribuição de conteúdo (imagens, vídeos, música), até interação com a audiência dessas mídias sociais.”

Mas a grande questão: é como podemos melhorar essas interações entre marcas e público através das mídias sociais? Não basta apenas traçar estratégias de SMO, deve-se também entender o contexto em que se encontra a empresa para saber exatamente quais caminhos seguir para as interações. Sobre isso, elaborei 8 questões básicas a se responder antes de serem iniciadas interações nas mídias sociais.

1 – Quem é seu público?

Quem é seu público-alvo? Quais são suas preferências? O que eles gostam e o que não gostam? Essas são as primeiras coisas que devem ser identificadas. Compreender os hábitos e necessidades do seu consumidor te ajudará na escolha das mídias sociais que serão utilizadas e na forma como serão conduzidas as interações.

2 – O que você fala?

Depois da identificação do público, o próximo passo é decidir o que será compartilhado com seus clientes através das mídias sociais. É o momento em que você mostra ao seu público o porquê da marca ser uma boa opção para eles. É a oportunidade de criar interações nas mídias sociais diretamente com os consumidores, derrubando mitos e dúvidas sobre sua marca e respondendo eventuais reclamações.

3 – Como se envolver?

É necessário ter um grupo de busca nos canais de mídias sociais para facilitar as interações. Isso irá ajudá-lo a monitorar todas as notícias de ruído e vibração relativos a sua organização ou marca nas mídias sociais. Entenda as mensagens dos seus clientes, analise o que significam e utilize-as para melhorias, entendendo que, nas mídias sociais, são necessários diálogos e não monólogos. Tenha um padrão de resposta nos questionamentos e não ignore as interações negativas. Toda conversa iniciada é uma forma de fidelizar ou não o cliente.

4 – Quem faz isso?

Dependendo do tamanho da sua marca, é necessário um grupo ou uma pessoa exclusiva para essas interações nas mídias sociais. Isso é necessário pois no mundo virtual tudo é instantâneo. Requer tempo integral de monitoramento, afinal o cliente deseja respostas imediatas. Assim, uma equipe dedicada a essa tarefa ajuda a acompanhar os acontecimentos e manter uma base atualizada.

5 – Onde se fazer isso?

Não importa o espaço físico, se você terá uma equipe que trabalhará diretamente do seu escritório ou se será uma agência virtual que monitorará sua marca. A questão é simplesmente ter alguém preparado para responder os questionamentos feitos da sua empresa e entender as interações e a demanda dos seus clientes.

6 – Por que fazer isso?

Se até agora você não entendeu o real motivo, deve ser por falta de compreendimento do poder das mídias sociais. O monitoramento das interações permite que sua empresa tenha uma voz ativa e oferece uma escolha de engajamento.

7 – Quando você faz isso?

Não existem barreiras ou fronteiras no mundo virtual.  Se sua marca não tem um perfil no Twitter ou no Facebook não quer dizer que as pessoas não estejam falando sobre ela nas mídias sociais. Começar as interações só fará com que você tenha mais “controle”, dirigindo as conversações, estipulando regras de engajamento e melhorando as interações nas conversas de acordo com suas estratégias.

8 – Como medir o impacto dos meios de comunicação social?

É necessário uma estrutura para o seu conteúdo e estratégias para as formas que usará para espalhá-lo. Precisa-se definir, desenhar e moldar a mensagem de uma forma que terá o impacto mais positivo na reputação da sua empresa e marca. Esse é o impacto dos meios de comunicação social. E através dessas ações que se obterá melhores resultados em interações nas mídias sociais.

As mídias sociais podem melhorar ou quebrar a reputação de uma empresa. O que faz a diferença é a maneira que se lidará com esses fatos. É uma máquina de poder que produz notícias, fofocas, conversas e pode estar com o destino de sua marca. Se bem usada, as mídias sociais podem atuar como uma escada que vai elevar o destino escolhido da sua empresa com eficiência e eficácia.

FONTE: http://www.pontomarketing.com/midias-sociais/8-questoes-basicas-sobre-interacoes-nas-midias-sociais/

 

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