Dicas importantes para quem quer começar um Blog! Eu segui…

Blog: a porta das mídias sociais e suas condutas iniciais

Por Camila Carrano

Em pouco mais de dez anos, o site corporativo tornou-se um componente crucial da estratégia de marketingcomunicação para as empresas. Hoje elas enfrentam um novo desafio: as mídias sociais. Com as mudanças no consumidor moderno, que busca mais interatividade nos processos comunicacionais das organizações, estas são “forçadas” a usarem as mídias sociais como parte das suas estratégias de comunicação.

Os blogs desempenham um papel crucial neste processo. Um blog é a fonte das interações sociais que facilita os diálogos entre a empresa e os consumidores. É a maior porta de comunicação nas mídias sociais. Os blogs são meios onde a empresa impulsiona sua presença de mídia social e onde os diálogos com clientes e prospectstambém efetivamente acontecem. Além disso, são importantes para o marketing de busca e reputação de uma marca, entre muitas outras coisas.

As empresas podem blogar de diversas maneiras, mas devem integrar conteúdo relevante e informações institucionais. Acredito que para uma boa presença online via blogosfera é necessário uma integração com o site da organização. Os benefícios são enormes: simples integração com web analytics, transparência na imagem institucional, interação mais rápida com os leitores.

Blogs corporativos abrem portas para fortalecer os canais e ações destinadas ao cliente. As pessoas precisam de informações relevantes para que possam interagir com o meio. A empresa deve estar atenta em alguns fatores para que tenha sucesso em seu blog, pois o Google guarda tudo. Quando se iniciam as atividades na blogosfera, é quase como tivesse sido criada uma pegada digital em concreto, pois a Internet nunca esquece. Assim, é necessário seguir algumas dicas sobre ética de blogs que ajudarão a manter limpa a reputação online de sua empresa:

1 – Política de Comentários

Definir quais tipos de comentários serão aceitos no blog. É bom sempre lembrar que nem todas as pessoas irão concordar com suas políticas e o melhor é sempre permitir comentários positivos e negativos, porém sabendo respondê-los com sabedoria. A política de comentários deve ser clara para a credibilidade e autoridade não serem abaladas.

2 – Créditos

As pessoas possuem uma necessidade de serem reconhecidas pelos seus atos. Então, nada melhor do que dar créditos devidos quando utilizam imagens, textos ou vídeos de outros lugares. Demonstrar interesse e apreciação é um dos fatores que criam vínculos de trocas de informações pertinentes na blogosfera. Muitas pessoas não entendem que por mais que a internet seja livre, não é legal roubar imagens e palavras de outras pessoas. Lembre-se que, ao fazer isso, esse conteúdo não lhe pertence. É antiético. Pedir autorização para reprodução de conteúdo é um atitude fundamental na Internet. E caso não seja possivel, então faça um comentário sobre o conteúdo e coloque o link do post original com os devidos créditos.

3 – Você não é invisível

Algumas pessoas imaginam que a Internet seja um manto de invisibilidade que concede permissão para fazerem qualquer coisa. Isso simplesmente não é verdade. Você é responsável por suas palavras na web (e na vida), não importa onde você se manifeste ou como o anônimo você acha que está sendo. É bom então manter uma relação offline com seu público também, ou pelo menos que tenha um contato que não seja anônimo. Existem ferramentas que podem verificar a identidade de um comentarista em questão por exemplo, como verificação de e-mail e de IPs. Lembre-se que um blogueiro não é responsável apenas pelo seu conteúdo, mas também pelo seu público.

Fonte: http://www.pontomarketing.com/midias-sociais/blog-a-porta-das-midias-sociais-e-suas-condutas-iniciais/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s