Conheça Catherine Cook, considerada a “Zuckerberg” de saias

A jovem empreendedora criou o Myyearbook.com, rede social para estudantes que conta com 25 milhões de usuários nos Estados Unidos. Aos 21 anos, a jovem está sendo comparada ao criador do Facebook

Por Época NEGÓCIOS Online
Reprodução Internet

Catherine Cook, 21 anos: criadora do Myyearkbook.com

Depois de reclamar de uma foto no livro do ano da escola, Catherine Cook e seu irmão David tiveram uma ideia. Por que não criar uma rede social na qual os alunos pudessem escolher as próprias fotos e ainda pudessem interagir com outros alunos?

Zuckerberg é eleito a personalidade do ano pela Time

No computador de seu quarto, em 2005, Catherine e seu irmão criaram o Myyearbook.com, uma rede social semelhante ao livro do ano das escolas só que permite a interação entre os alunos. Depois de seis anos, o site é um dos top 25 sites mais visitados nos Estados Unidos, com 25 milhões de usuários no país. A empresa de Catherine e David acaba de ser avaliada em US$ 20 milhões.

Zuckerberg, Obama e Jobs juntos

A história do site está sendo comparada ao Facebook e, Catherine, à Mark Zuckerberg. “Tudo aconteceu muito rápido”, afirmou a jovem de 21 anos ao jornal britânico Daily Mail. “Em um minuto estávamos debatendo ideias e, no minuto seguinte, já havíamos recebido um investimento de US$ 250 mil”. Mas, na verdade, de acordo com a empreendedora, seu irmão Geoff se empolgou com a rede social e resolveu investir no negócio.

De acordo com Catherine, as primeiras páginas do site foram desenhadas à mão para depois serem produzidas por uma equipe de desenvolvedores de Mumbai, na Índia. “Eu ficava o dia inteiro na escola e depois acordava às 4 horas da manhã para falar com os desenvolvedores na Índia. Era uma loucura”, relembra.

+Zuckerberg secompromete a doar metade de sua fortuna

O site foi lançado da casa dos jovens, em Skillman, Nova Jersey, em abril de 2005. A divulgação também foi feita pelos irmãos, que usaram camisetas do site para ir à escola.

Em pouco tempo, a rede se espalhou. Em novembro de 2005, o site estava presente em todas as escolas do país e, em 2006, os irmãos já investiam em escritórios em New Hope, na Pensilvânia. “Quando chegamos a um milhão lembro de me sentir muito feliz, mas também muito assustada. A vida foi mudando de uma forma que nunca poderia imaginar”.

Naquela época, com apenas 16 anos, Catherine Cook comandava uma equipe de 12 desenvolvedores.

Hoje, o site de Catherine conta com 100 funcionários. Para ela, o sucesso do Myyearbook.com ocorreu em função das pessoas adorarem a ideia e começarem a dar sugestões, como a de fazer ‘high five’ – cumprimento com as mãos virtualmente – com seus colegas e de dar estrelas a eles ao invés de ‘curtir’, como no Facebook. “Eu mesma conheci minha melhor amiga por meio do site. Ela me mandou uma mensagem dizendo: ‘acho que somos vizinhas’ e desde então nos tornamos amigas”.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/1,,EMI215355-16373,00.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s