Para ser bom de papo

Reinaldo Polito

Reinaldo Polito

Essa é uma aspiração de quase todas as pessoas: ser bom de papo. Quem sabe conversar consegue praticamente tudo o que deseja, pois as portas se abrem naturalmente. Tanto na vida profissional quanto no relacionamento social.

É sempre muito agradável estar com pessoas que sabem conversar. O tempo passa tão rápido que nem percebemos. Todo mundo pode aprender a conversar, basta ter vontade, dedicação e boa capacidade de observação.

A arte da conversa é uma das mais antigas e importantes da história da humanidade. Para ser um bom conversador, alguns requisitos são fundamentais: saber ouvir, perguntar, contar histórias, ter presença de espírito e ser bem-humorado.

Saber ouvir. Para conversar bem você não precisa falar o tempo todo. Na verdade, quem fala muito quase sempre é visto como um chato. Portanto, se estiver na presença de pessoas que gostam de falar, não entre na disputa. Apenas ouça e faça pequenas observações para demonstrar que está atento e interessado.

Quem sabe ouvir percebe melhor as características, gostos e preferências do seu interlocutor. Por isso, essa habilidade pode proporcionar conversas agradáveis e motivadoras.

Saber perguntar. A pergunta é essencial numa boa conversa. O bom conversador sabe fazer perguntas adequadas e no momento oportuno. Para iniciar a conversa ou redirecionar o assunto, as perguntas fechadas são as mais indicadas: quem?, onde?, quando?

Para motivar o interlocutor a falar mais e conhecer melhor seu estilo, necessidades e aspirações, as perguntas abertas são mais apropriadas: por quê?, como?, de que maneira?

Se você for tímido ou tiver dificuldade para ser ouvido com atenção, saber perguntar pode ser um bom caminho para solucionar o problema. Você formula uma pergunta para alguém do grupo e ele passa a responder em sua direção. Faz nova pergunta para outra pessoa e ela também responde a você. De certa forma, só com as perguntas você pode exercer uma espécie de liderança na conversa.

Contar histórias. As histórias são sedutoras, encantam os ouvintes e podem projetar, de maneira agradável, sua personalidade. Uma boa história deve ser apropriada ao tema da conversa, inédita, curta e interessante.

Por isso, se deseja ser bom de conversa, aprenda a contar histórias. Desenvolva o hábito de colecioná-las e monte seu próprio repertório para usar na hora certa.

Ter presença de espírito. De todas as qualidades do bom conversador, essa é a que exige mais o dom pessoal. Mesmo assim, todos podem aprimorar sua presença de espírito para usar durante a conversa. A melhor maneira para desenvolver essa competência é a observação.

Verifique como as pessoas agradáveis, simpáticas e envolventes usam a presença de espírito. No princípio você entrará num processo de imitação, com o tempo terá condições de aperfeiçoar seu próprio estilo.

Ser bem-humorado. Ser bem-humorado não significa bancar o palhacinho tentando fazer graça o tempo todo. Essa qualidade está ligada à presença de espírito. É a habilidade de perceber fatos curiosos, no ambiente ou no contexto da conversa, e completar com algum comentário espirituoso.

Pessoas bem-humoradas, que sabem explorar a ironia fina, passam a ser admiradas pela inteligência e capacidade de improvisação.

*Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, palestrante, professor de expressão verbal e autor de 19 livros
www.polito.com.br

Fonte: http://www.araraquara.com/opiniao/colunistas/reinaldo-polito/

Anúncios

2 comentários

  1. caioferreiranet · fevereiro 29, 2012

    Muito bom o artigo!

    Realmente saber fazer as perguntas certas no momento certo vão fazer a conversa ser mais longa e agradável! Fazer a outra parte falar dela mesmo é um grande truque!

  2. mafumbo · agosto 28, 2012

    eu acho k nao e tao facil,precisa muito esforco e dedicacao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s