Dia de malhar o Judas??? Eu acho que não…

Quando eu era pequeno, na minha querida Motuca, era comum no sábado de aleluia ver pendurado nos postes bonecos de pano, simulando ser Judas Escarioti, o traidor de Jesus Cristo, segundo a lenda cristã.

Os bonecos eram literalmente linchados a golpes de paus, o que trazia diversão à molecada.

Hoje, já mais amadurecido, penso que essa tradição não era nem um pouco educativa e nem se alinha com a doutrina religiosa, já que mesmo para um traidor, Jesus Cristo daria a outra face depois do primeiro tapa.

Um ato de violência que em nada acrescentava, mas que, se dando num contexto cristão, passava até a idéia de que “bater por uma causa justa pode sim!”.

Hipótese nenhuma contempla a violência!

Graças a Deus parece-me que esta prática diminui a cada ano, talvez até influenciada pelo fato de que os mais jovens não sabem tanto assim sobre a história de Jesus Cristo, em sua passagem entre nós!

Meu discurso não é moralista!

Não preciso tratar de um assunto deste, com este enfoque, já depois dos quarenta para me passar de “fiscal do mundo”.

Apenas tenho comigo, seguindo os meus princípios, que exaltar a violência, ainda que contra um boneco de pano, só leva a despertar nas crianças a agressividade…

Ademais, alguém pode sair depois se intitulando como amigo do peito de Jesus para escolher Judas para malhar….

Um bom sábado a todos(as)

Humberto

Deixe um comentário

