A internet e o sonho da inclusão digital cada vez mais próximo

Efervescente como sempre, o mercado de Tecnologia da Informação foi sacudido nos últimos dias com ótimas notícias: a desoneração de impostos na fabricação de tablets, o lançamento pirotécnico no Brasil do IPad 2, da Apple, a produção em breve dessa novidade no País e os números avassaladores nas vendas de smartphones. Não bastasse o impacto no mundo corporativo, as medidas recentes atingem em cheio o consumidor final, seduzido por novos produtos e preços mais acessíveis. Todos os sinais apontam para um momento inusitado, de avanços consideráveis, seja no desenvolvimento de produtos sofisticados, e ainda caros, seja no processo de inclusão digital para todos os setores da sociedade brasileira. 

Para ilustrar esse rápido crescimento, vale citar nosso próprio caso. Há apenas um ano, antes do lançamento do Araraquara.com, o portal da Tribuna Impressa tinha cerca de 4 mil visitantes diários e 750 mil páginas vistas por mês. Hoje, esses números já alcançam 17 mil visitantes ao dia e cerca de 2 milhões de páginas vistas por mês. E, com novos investimentos, o portal deverá ampliar ainda mais essa oferta de informação e serviço, atraindo novos públicos.

Não era sem tempo. Assim como a demanda por conteúdo nas mídias digitais, a demanda por tecnologia cresce em proporções gigantescas e vem sendo potencializada pelo surgimento de uma imensa quantidade de aplicativos (programas), cuja utilização já foi incorporada ao dia a dia – das compras online ao consumo puro e simples de informação, das obrigações bancárias e profissionais aos serviços de lazer. As novidades são tantas que se torna impossível prever o que estará na linha de frente tecnológica daqui a seis meses, por exemplo.

O caso dos tablets é sintomático. Após o Governo assinar e publicar a Medida Provisória que reduziu a zero as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins e derrubou as taxas de IPI e ICMS – para produtos fabricados no Brasil – a porteira foi aberta. Caríssimos, em relação a outros países, os tablets custarão, de cara, 31% menos, mas a concorrência se encarregará de fazer o serviço completo. Privilégio de poucos, o aparelho da moda chegava até agora ao Brasil por três ou quatro fabricantes, mas no segundo semestre ao menos outros seis já anunciaram investimentos, incluindo empresas nacionais e a badalada Foxconn. Esta última pretende aplicar US$ 12 bilhões nos próximos anos e, junto com Apple, produzir o iPad no Brasil até o fim do ano. Ou seja, a loucura provocada pela compra do iPad 2 na madrugada de quinta-feira passada vai virar folclore. E os preços, nos próximos anos, devem mesmo desabar.

Há também um saudável processo básico de nacionalização em curso. A intenção do Governo é implementar na área de tecnologia uma estratégia parecida com a utilizada para atrair montadoras de veículos. Primeiro, as fábricas se estabelecem, depois será possível impor algumas condições para aproveitamento de componentes nacionais na fabricação dos aparelhos. O Ministério do Desenvolvimento já pôs em prática um plano de utilização de metade dos componentes nacionais na fabricação das telas para os tablets da Foxconn/Apple, a partir de 2012.

Nesse panorama de redução gradativa dos preços, de desenvolvimento contínuo de softwares e de ampliação e aperfeiçoamento dos processos de venda a todos os níveis do mercado, passa a existir uma perspectiva concreta de popularização do acesso à internet. Isso ganhará ainda mais velocidade quando o País conseguir levar adiante o esperado – e por enquanto intrincado – Plano Nacional de Banda Larga. Aí então será possível expandir as novas tecnologias a todo o sistema educacional e cumprir a lei que torna obrigatório o acesso de toda a rede pública de ensino à banda larga até 2013, atingindo algo em torno de 60 milhões de estudantes das escolas públicas.

Esse momento está – agora podemos dizer – cada vez mais próximo, e tornará real o sonho da inclusão digital e da difusão de conhecimento sem barreiras.

 

Fonte: http://www.araraquara.com/opiniao/editorial/2011/05/29/a-internet-e-o-sonho-da-inclusao-digital-cada-vez-mais-proximo.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s