FACEBOOK: Ferramenta de reconhecimento facial é criticada

A ferramenta do Facebook que usa um software de reconhecimento facial para permitir que membros marquem fotos de seus amigos na rede social vem sendo criticada, por conta de questões envolvendo a privacidade, noticia a AFP [8/6/11]. A tecnologia já está disponível há seis meses nos EUA, mas só recentemente chegou a outros países.

Graham Cluley, consultor da empresa de segurança Sophos, questionou o fato de o Facebook permitir que as fotos sejam marcadas sem avisar previamente usuários, com base em sugestões automáticas, e sem oferecer a opção de desabilitar a ferramenta. “O Facebook está incentivando seus amigos a marcarem você. E se você não quiser, é você quem deve se desmarcar”, escreveu ele.

O Facebook – que tem mais de 600 milhões de membros – disse que a ferramenta tem o objetivo de facilitar a marcação dos amigos nas fotos e desculpou-se por não compartilhar mais informações da nova funcionalidade. “Se, por alguma razão, alguém não quiser que seu nome seja sugerido, eles podem desabilitá-la nas configurações de privacidade”, explicou um porta-voz.

O grupo americano de defesa de direito de privacidade, Electronic Privacy Information Center, anunciou que abrirá uma reclamação na Comissão Federal de Comércio dos EUA contra o Facebook, segundo informou o diretor-executivo Marc Rotenberg. Na União Européia, um grupo já havia acusado a ferramenta de violar regras de privacidade. Com informações de Eric Engleman e Sara Forden [Bloomberg, 8/6/11].

Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/ferramenta-de-reconhecimento-facial-e-criticada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s