Tive a oportuni…

Tive a oportunidade de, na data de hoje, dia 06/03, assistir a um ciclo de palestras sobre o tema “Qual a relevância e a utilidade da sua marca nas redes sociais”.

Achei tão interessante que me vejo na obrigação de dividir com os meus colaboradores aqui do Centro de Comunicação Social e também com os internautas que me acompanham aqui no Blog.

De antemão peço que me perdoem pelos erros gramaticais porque não tive tempo de fazer uma leitura mais apurada do que escrevi.

A minha intenção é contribuir.

A Parte Final do Relatório apresentarei até o final da semana.

 

Palestras sobre “A importância das redes sociais no mundo corporativo”

Local: Hotel Blue Tree

Data: 06 de março de 2012

Horário: das 08:30 às 12:30 horas.

Apontamentos importantes:

Abertura

Palestrante: Marcio Cavalieri

  • “As pessoas e as empresas precisam ter cuidado com a sua reputação virtual”
  • “As nossas marcas já estão nas redes sociais, queiramos ou não”
  • “Qual a marca que queremos que as nossas empresas deixem nas redes sociais?”
  • “Para participar das redes sociais, o primeiro ponto que as Empresas devem aprender é OUVIR”
  • “As empresas devem usar as redes sociais para criar audiências importantes”
  • “O poder de transformar está na sua história e naquilo que você oferece”
  • “As redes sociais serve para que as pessoas e as empresas se apresentem..para que contem a sua história”
  • A nossa marca já está na internet e nas redes sociais, isso é fato, é inevitável. Precisamos entender os seguintes pontos:

1)      Por onde ela anda?

2)      Com quem ela conversa?

3)      O que falam a seu respeito?

Primeira palestra: “A marca útil”

Evandro Reis

Tema: “A visão das mídias sociais sob a ótica do consumidor”

  • A internet faz com que as pessoas convivam e interajam em todos os lugares
  • Na internet nada se cria, tudo se compartilha!
  • As marcas das empresas devem ser engajadas, ou seja, devem apresentar alguma utilidade
  • A nossa vida, com o advento da internet, mudou muito:

1)      Hoje mais da metade da população tem idade inferior a 30 anos, ou seja, já nasceram num ambiente em que a internet “imperava”

2)      As redes sociais ampliaram o “poder da palavra” dos consumidores;

3)      O Facebook (considerados os seus usuários) já é a terceira maior população do mundo (só perde para China e India);

4)      São publicadas 25 bilhões de postagens por mês no Facebook;

5)      São postados 24 horas de vídeo por dia no Youtube;

6)      2 bilhoes de vídeos são assistidos mensalmente;

7)      4 bilhões de imagens são postadas no Flirck por mês;

8)      1/3 das mulheres do mundo consultam o Facebook ao se levantar e antes de ir ao banheiro fazer sua higiene matinal;

9)      1 a cada 6 casamentos no mundo acontecem a partir do contato entre os futuros cônjuges pelas redes sociais.

  • As mídias sociais nos fazem pessoas melhores. Alguns eventos em que elas foram de fundamental importância:
  1. Case do atropelamento da ciclista na Avenida Paulista: uma moça foi atropelada pela manhã e, um movimento foi articulado pelas redes sociais para acontecer no mesmo dia à noite. Ele aconteceu com a presença de mais de 2000 mil pessoas e com a presença dos serviços de segurança e infraestrutura (ou seja, não só os manifestantes foram mobilizados, mas o próprio poder publico);
  2. Case da Pepsi: mostrou que as redes sociais nos transformou em “rebeldes com causa” – a Pepsi parou de patrocinar o Super Bowl e investiu toda a sua verba em um projeto pela rede social, denominado “The Refresh Project” – ele apoia ações sociais em todos os lugares do mundo (por exemplo levar água a regiões que não possuem);
  3. Case Ford: a Ford distribuiu a 1000 de seus funcionários, carros Fiestas, antes de seu lançamento oficial – os carros deveriam ser usados em projetos sociais. Não foi usada nenhuma outra verba de publicidade. Depois de um determinado período de tempo, ainda sem que o carro fosse lançado oficialmente, 63% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa disseram que já conheciam o Fiesta;
  4. Outros acontecimentos históricos que se caracterizaram pelo uso das redes sociais na organização (Mubarak, Síria, etc..);
  • As mídias sociais está fazendo com que redefinamos as nossas vidas
  • As empresas e as pessoas perderam o controle das redes sociais.
  • Regras que devem ser consideradas para uso das Mídias Sociais:
  1. ESCUTE – daí a importância da tecnologia agregada porque muitas pessoas falam (se manifestam) pelas redes sociais;
  2. ENGAJE – é preciso abraçar uma causa e convencer as pessoas a seguirem o mesmo caminho;
  3. SEJA COERENTE – não se pode ser “bonzinho” nas redes sociais e na hora que o serviço é prestado ser uma “porcaria”, ou seja, o cliente é mal tratado;
  4. RESPEITO: trate as pessoas com as quais se relaciona nas redes sociais da mesma forma que gostaria de ser tratado;
  5. DIVIRTA: mensagens divertidas são mais marcantes e mais facilmente gravadas;
  6. SEJA ÚTIL: as empresas devem resolver os problemas das pessoas.

Uma marca útil para empresa é aquela que indique “compromisso com o relacionamento”, “defesa de uma causa” e “melhora na qualidade de vida das pessoas”.

SER ÚTIL NÃO CUSTA NADA MAIS! – não se usa mais verba de publicidade ou propaganda para fazer uma empresa mais útil!!!

São marcas úteis aquelas que apresentam as seguintes características:

  1. São ágeis
  2. São interativas
  3. Tem serventia
  4. São educadoras
  5. São relevantes

As marcas úteis podem :

  1. Gerar felicidade;
  2. Permitir engajamento
  3. Demonstrar preocupação com o cliente
  4. Mostrar eficiência; e
  5. Serem apoiadoras.

Qual o resultado que podem gerar as marcas úteis para as empresas:

  1. Geram envolvimento;
  2. Aumento nas vendas;
  3. Nutre a admiração;
  4. Atrai clientes;
  5. Melhora o mundo.

Como transformar a marca de uma empresa em útil sem ser um “Marketeiro”?

Passo 1: incorpore o conceito em tudo o que a empresa faz

Passo 2: monitore os resultados usando tecnologia e técnicos em marketing

Passo 3: sirva

Passo 4:  melhore a vida dos seus clientes

Passo 5: seja coerente

Passo 6: volte ao passo 1 e comece tudo de novo (Ciclo PDCA).

“Demora-se 20 anos para construir um relacionamento ou uma boa imagem e 20 segundo para destruí-lo”.

2ª Palestra – “Branded Content em redes sociais)

André Vaisman Flint

Novas tecnologias (como as redes sociais por exemplo) produziram novas formas de conteúdo.

Fenômeno do Youtube: a audiência se compara à índices da televisão.

Principais temas vistos no Youtube: Música (1º), Provocações (2º) e Humor (3º).

Top 3 do Youtube:

1º mysteryguitarman

2º Felipe Neto

3º PC Siqueira

A palavra do momento  nas redes sociais é “Branded Content”, que nada mais é do que “a história que importa para os clientes que usam a sua marca”. Exemplo: Ray Ban, na campanha denominada Couch Session

Sobre o impacto das mídias (dados obtidos nos Estados Unidos):

TV: 146 horas por pessoa/ano

Videos na internet: 4:30 horas por pessoa/ano

Vídeos no celular: 4:20 horas por pessoa/ano

São os jovens os que mais consomem (assistem) vídeos pela internet: na faixa etária dos 18 aos 24 anos correspondem a 7,6 horas/pessoa/ano

Em relação à assistência de vídeos pela celular, a faixa etária que mais vê é a que tem entre 12 e 17 anos: 6,4 horas/pessoa/ano.

A tecnologia impacta fortemente no conteúdo do que é disponibilizado na TV e na internet e dois fatores devem ser considerados sempre: a barreira dos dois minutos (filmes acima de dois minutos não são vistos ou vistos pela metade) e a inclinação de 30º (é a inclinação dos sofás que conduzem o expectador inevitavelmente ao sono se o que tiver sendo exposto não agradar ou chamar atenção).

3ª Palestra: Pesquisa “Marcas mais úteis das redes sociais no Brasil”

Palestrante: Hengel Vieira

A pesquisa realizada na internet (dirigida portanto a internautas) teve por escopo saber como as pessoas e as marcas se apresentam e se relacionam nas mídias sociais? Quais fatores influenciam o comportamento das marcas?

Foram ouvidas 1200 pessoas, 60% delas do Estado de São Paulo. 50% delas pertencentes à Geração Y, 42% à X e 8% à Baby Bommers.

Uma das constatações é a de que a Geração X influenciou à Geração Y no uso das redes sociais de uma forma mais útil.

Alguns resultados da pesquisa (a pesquisa completa poderá ser disponibilizada no site  da agência “RMA”):

  1. 64% das pessoas usam redes sociais;
  2. 81% dos que usam redes sociais utilizam-se do Facebook;
  3. A empresa mais mencionada nas redes sociais é a Coca Cola
  4. A com maior pontuação é a Ponto Frio (em segundo vem a Google, em terceiro a Nike, em quarto o Bradesco e em quinto a Coca-Cola).

O que é mais importante para uma empresa, ter uma marca mais citada nas redes sociais ou ser mais útil?

Pensa-se na criação de um índice de utilidade das marcas nas redes sociais: será realizado um debate com as pessoas que se inscreveram para o ciclo de palestras para debater o assunto.

Continua……………….

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