A tristeza por ver partir um(a) irmão(ã) de farda

Imagem

Estou na Polícia Militar do Estado de São Paulo já há vinte sete anos e meio e tinha a impressão de já ter vivido todas as experiências que essa Instituição que tanto amo ( e faço questão de isso sempre repetir) me ofereceu até este momento.

Porém, na quarta-feira passada, cumprindo uma missão que cabe ao Centro de Comunicação Social, fui até o Cemitério do Araçá e lá, no Mausoléu da Polícia Militar, coordenar a solenidade fúnebre que seria prestada a uma de nossas integrantes, que faleceu em decorrência de um acidente com viatura oficial, quando faziam o acompanhamento a um infrator da lei que fugia com um carro roubado.

Foi um momento muito significativo para mim e, na mesma proporção, me fez refletir sobre a fragilidade do ser humano, em especial daqueles que fizeram a opção por oferecer a risco a sua vida pelos seus semelhantes.

Ver o choro da família, dos amigos, dos demais policiais militares presentes na solenidade foi muito triste e, confesso, também me fez derramar lágrimas!

A sociedade precisa valorizar mais esta classe de profissionais que, de fato e de direito, doam a sua vida para defendê-la.

Muitos irão dizer que a pessoa escolhe ser policial, que voluntariamente opta pela carreira: isso é verdade, mas não exclui em nada o reconhecimento, o respeito e a consideração que devem as pessoas por aqueles que tomam uma decisão dessas, ou seja, que escolhem uma profissão em que o risco de perder a vida é bem maior do que qualquer outra.

O que vi no Mausoléu não diminuiu em nada o valor e o amor que tenho pela minha profissão: sou policial militar por vocação e não me arrependo por nenhum dos passos que dei até o momento…

Mas me fez pensar que vale a pena todo o esforço

Deixe um comentário

