UM BOM EXEMPLO DA IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA A ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Mensagens no Twitter ajudam a salvar homem sequestrado

 

Tradução de Larriza Thurler (edição: Leticia Nunes) 

Imagem

 

O Twitter ajudou a salvar a vida de um homem que dirigia em Joanesburgo, na África do Sul, quando dois homens armados o pararam e tomaram seu carro, trancando-o no porta-malas. A vítima usou o celular para enviar uma mensagem desesperada para sua namorada, que decidiu pedir ajuda no Twitter. Ela postou: “Fiquem de olho no carro DSS041GP. Meu namorado acabou de ser sequestrado e está no porta-malas. Favor dar RT”.

Sete pessoas retuitaram o pedido e uma amiga, Tanisha Reddy, enviou o tuíte para o perfil PigSpotter, que divulga alertas sobre radares de velocidade e tem 110 mil seguidores na África do Sul, incluindo empresas de segurança particulares. Uma delas, a Afritrack, perguntou se o veículo tinha algum aparelho de rastreamento. “Queremos ajudar. Temos unidades nas áreas vizinhas”, escreveu. Como o carro não tinha, o usuário Riga Rescue, serviço de emergência comunitário, ofereceu ajuda para rastreá-lo por meio do celular. Dentro de uma hora, as empresas estavam trabalhando para conseguir rastrear o sinal do homem sequestrado.

Duas horas depois do início do sequestro, Tanisha informou que a polícia havia encontrado o namorado da amiga. “Ele está OK e agradece a todos pela ajuda”, escreveu. Os sequestradores haviam chegado a um bloqueio na estrada, onde abandonaram o carro e fugiram a pé. A vítima, abalada mas sem ferimentos, não quis ser identificada. A África do Sul pode ser considerada a capital do Twitter na África. Um estudo recente mostrou que o país gerou mais de cinco milhões de tuítes nos últimos três meses de 2011. Informações de David Smith [The Guardian, 11/4/12].

 

Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed690_mensagens_no_twitter_ajudam_a_salvar_homem_sequestrado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s