Como os jornalistas usam as redes sociais

Estou escrevendo este texto ao mesmo tempo em que assisto uma palestra de Marco A. França, Presidente da PR Newswire no Brasil e Vice-Presidente da PR Newswire Latin America, no Comando Militar do Sudeste, por ocasião de 2º Encontro de Gestores de Comunicação Social.

O palestrante falou agora a pouco algo muito interessante que julguei oportuno divulgar aqui no Blog, especialmente para os leitores que apreciam este mundo “louco” das redes sociais.

Trata-se de uma pesquisa feito pela empresa que dirige no Brasil e que ouviu 305 jornalistas brasileiros, em 2011, sobre a forma como interagem com as redes sociais.

O resultado, confesso, me surpreendeu:

1.  79,7 por cento dos jornalistas se recorrem às redes sociais para entrar em contato com as suas fontes;

2. 73,4 por cento elegeram o Twitter como a rede social que mais pode auxiliar os jornalistas para exercer as suas atividades;

3. 83,3 por cento dos jornalistas admitem usar temas originados nas redes sociais para pautar seus veículos;

4. 33,8 por cento dos jornalistas disseram sempre replicar matérias que escrevem nas redes sociais;

5. 22 por cento garantiram fazer compartilhamento do que divulgam ocasionalmente em redes sociais.

Números bem interessantes, não acham?

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