DISCURSO DA PARANINFA DA TURMA “80 ANOS DO MOVIMENTO MMDC”

Imagem

Discurso na Formatura do Curso Superior de Soldados, proferido pela Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania Eloísa Arruda, paraninfa da Turma “80 anos do Movimento MMDC”, composta de de 923 policiais militares, ocorrida hoje, no Anhangabaú:

“Com um misto de surpresa, emoção e alegria recebi a notícia de haver sido escolhida como paraninfa da turma de soldados “80 anos do Movimento MMDC” que agora concluem o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública da Policia Militar do Estado de São Paulo.
Tive a honra de receber em meu Gabinete na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a gentil visita do Coronel Toledo para a entrega do convite.
Sinto-me lisonjeada por participar de um momento tão especial da Escola Superior de Soldados Coronel PM Eduardo Assumpção, que consagra a escolha de 920 homens e mulheres pela carreira da segurança e da ordem pública.

Recebem nesta solenidade o diploma que os integra no efetivo de quase 100 mil homens que atuam no estado mais populoso do Brasil. A terceira maior Polícia Militar da América Latina, uma das maiores do mundo.

(…) ,, Eu gostaria de dirigir algumas palavras aos queridos pais nos novos soldados a quem parabenizo pela vitória dos seus amados filhos. Como mãe que também sou, sei o quanto nos toma de emoção cada pequena conquista …

Os valores de caráter e honradez que a cada um dos soldados lhes foram transmitidos por suas famílias, certamente serão reforçados no enfretamento das missões das quais forem incumbidos. ,, Cumprirão eles, por certo, o 7º mandamento ditado por Deus à Moisés: “Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus”.

(…) Quero cumprimentar e parabenizar especialmente a todos os professores da Escola Superior de Soldados Coronel PM Eduardo Assumpção, (..) E aos Comandantes de Pelotão pela perseverança no intuito de bem formar os soldados sendo para eles o exemplo de liderança e caráter. ,,

Meus caros afilhados, a juventude é algo que inspira vida, que renova as expectativas e faz com que continuemos acreditando num mundo melhor. Estamos todos confiantes em cada um dos novos soldados que hoje recebem seu diploma.
Virão dias que demandarão redobrado esforço e inesgotável coragem. Todos passarão por grandes desafios a partir de agora. ,,
Lembrem-se de que são agentes do Estado, incumbidos dar à população de São Paulo algo do que ele muito se ressente, segurança.

(…) Não se esqueçam dos ensinamentos que lhes foram incutidos na Escola Superior de Soldados que é fortemente compromissada com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana. Lembrem-se da alta responsabilidade que assumem, pois o soldado será muitas vezes a única autoridade pública visível para amparar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade (…)

Que a população reconheça na Polícia Militar quem a ampare e não quem a intimide.
Que suas ações sejam protetoras das pessoas de bem e repressoras dos criminosos.
Que o trabalho de todos seja norteado pelo maior dos mandamentos cristãos: amai ao próximo como a ti mesmo. Tarefa nem sempre fácil, mas que passa ser o seu exercício diário. Não façam com seu semelhante o que não desejam para si ou para os seus entes queridos.

O governo do Estado de São Paulo deposita nos seus novéis soldados a confiança de que não cometerão desmandos. De que não empunharão a sua arma contra um inocente. De que honrarão todos os dias e a cada dia o glorioso nome da Policia Militar do Estado de São Paulo que tantos serviços relevantes têm prestado à população ao longo de sua história.

Sejam corajosos na essência da palavra coragem que vem do francês courage (couer+age), o agir do coração. Ponham o coração em tudo que façam.
Que lhes inspire a coragem dos bravos combatentes de 32 que lutaram pela pátria brasileira, entregando alguns a própria vida.

Tenho a certeza que assim fazendo as recompensas serão infindáveis no curso de suas gloriosas vidas. Servir ao próximo, fazer o bem, transformar ,, para melhor a realidade. Estes são os valores que nos engrandecem. Isso é o que nos faz plenos. Plenos de humanidade, seres humanos. ,,
(…) Que Deus nos abençoe, e que possamos continuar cumprindo com dignidade as missões para as quais fomos designados neste mundo.”

Eloísa Arruda, Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s