Hoje é dia de homenagem!!!

Diferente do que tem acontecido toda semana desde Agosto de 2009, neste final de semana não fui para o interior.

Um motivou muito importante me fez ficar no sábado aqui em São Paulo: fui indicado para receber a Medalha “Mérito Constitucionalista”, por indicação do Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 1932.

O conjunto completo da medalha é o que segue abaixo ilustrado:

Imagem

 

 

A medalha foi a mim proposta pelo Conselho da Medalha e ouvido o Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, sendo oficializada pelo Decreto 55.526, de 21 de novembro de 2011 pelo Governador do Estado.

Um pouco da história da Medalha “Mérito Constitucionalista”: ela foi criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras que por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção, por apoiarem a Epopéia de 1932 e a Sociedade de 32 – MMDC.

O nobre significado da sigla “MMDC”. deve-se às iniciais dos nomes dos quatro estudantes, Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, que reivindicando para o povo brasileiro uma Constituição que visasse um Estado Democrático de Direito, no dia 23 de maio de 1932 na Praça da República – SP, acabaram por serem baleados por parte do governo ditatorial e faleceram. O sangue destes quatro heróis, culminou na guerra denominada “Revolução Constitucionalista de 32” e trouxe bons reflexos a toda a Nação, pois em data subsequente (1934) o Governo Federal promulgou uma Carta Constitucional assegurando direitos e garantias individuais a todos os brasileiros.

A Medalha “Mérito Constitucional” é portanto uma Comenda Emérita definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento para todo os sempre, dos que cumpriram esta jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmo ideais de democracia, liberdade e amor à legalidade pelos quais se abateram os heróis e veteranos de 1932.

Por tudo isso, com muita emoção estarei em forma hoje a tarde no Monumento Mausoléu aos Heróis de 32 para receber esta homenagem que carregarei com muito orgulho em minhas vestes para todos os dias que ainda tereia para viver!

 

Humberto Gouvêa Figueiredo

Anúncios

3 comentários

  1. Éder de Araújo · outubro 20, 2012

    Parabéns, Cmt!
    Pessoas dignas, e com ideais patrióticos, cunharam suas iniciais na sigla do então Movimento Constitucionalista de 32. Carecemos de pessoas assim hoje em dia. Estou certo de que o senhor ostentará com extrema honra e merecimento a justa comenda.

  2. Samir · outubro 20, 2012

    Parabéns Major!

  3. Fabiana figueiredo · outubro 20, 2012

    Parabéns meu amor !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s