Quando descobrimos que vale a pena…

Hoje fiquei em São Paulo e, sem ter muito o que fazer, saí para dar uma volta pelo Bom Retiro, para passear pela tradicional rua de compras daqui, a conhecida “José Paulino”.

Depois de andar um pouco e de ver várias vitrine, decidi ir almoçar, já que o compromisso que tinha era logo para o começo da tarde e não queria me atrasar.

Quando tudo parecia caminhar para um dia normal, reencontro na saída do almoço um ex-aluno, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, de quem fui Comandante de Pelotão em 1999.

Omitirei o seu nome aqui, por acreditar que pouco acrescentaria citá-lo.

Vi nos seus olhos a alegria por me reencontrar e consegui compreendê-lo porque hoje ainda a mesma emoção sinto ao rever os meus comandantes na época de Cadete.

Mas este ex-aluno é especial para mim porque na época em que o comandava ele sofreu um acidente e quase perdeu o curso de formação de oficiais: submeteu-se a uma cirurgia delicada no joelho e, com muito esforço, formou-se oficial.

Conversamos sobre a carreira e relembramos a nossa convivência na amada Academia.

Em determinado momento da conversa ele me disse: “chefe, hoje me sinto capaz de fazer muitas coisas que, lá atrás, eu não me achava com competência! E eu devo muito isso ao senhor, que tanto contribuiu para minha formação!”

Confesso que na hora me contive na emoção, mas logo depois da despedida eu fiquei muito emocionado e feliz por ter, de alguma forma, influenciado na vida de uma outra pessoa fazendo com que ela se tornasse melhor até do que ela mesmo achava que pudesse ser um dia.

Esse tipo de coisa não tem preço.

A relação de um comandante e seus comandados na Academia é muito especial e eu agradeço a Deus todos os dias a possibilidade que ele me deu de servir num lugar tão especial.

Por situações como esta eu reafirmo sempre: VALE A PENA!!!!

Deixe um comentário

