FÉ, ESPERANÇA E AMOR

É uma das mais famosas citações do Novo Testamento, da Epístola de São Paulo aos Coríntios: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.

A palavra “amor” é ocasionalmente traduzida como “caridade”. É assim que ela é expressa em 1 Coríntios 13:13 na tradução da Bíblia para o inglês autorizada pelo rei James 1º, em 1604, e concluída e publicada em 1611.

O Sport Club Corinthians Paulista foi batizado em homenagem ao Corinthians Casuals Football Club, de Londres. Cinco trabalhadores da Ferrovia Paulista -Anselmo Correia, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Rafael Perrone- fundaram o Corinthians Paulista Club, em 1910, depois de um jogo disputado pelo Corinthians Casuals Football Club em uma excursão a São Paulo. O clube paulista sempre teve uma torcida apaixonada na classe operária.

Em 16 de dezembro de 2012, o Corinthians Paulista venceu o Chelsea Football Club, da Inglaterra, por 1 a 0, e conquistou o Mundial de Clubes da Fifa, diante de 30 mil de seus torcedores que viajaram a Yokohama, no Japão.

O Corinthians Paulista é famoso pelo seu sistema de recrutamento e treinamento de juvenis, que oferece a muitos jovens jogadores de futebol brasileiros uma oportunidade para superar a pobreza.

Estima-se que o time tenha 30 milhões de torcedores no Brasil. A equipe sedia suas partidas no emblemático estádio do Pacaembu, em São Paulo, mas uma nova sede, a Arena Corinthians, está sendo construída com o apoio do BNDES, da Odebrecht e de títulos de desenvolvimento da Prefeitura de São Paulo que oferecem incentivos fiscais. Deve ser inaugurada em 2013.

Apenas quatro dos jogadores do Corinthians Paulista são estrangeiros, entre os atletas do elenco principal.

O Chelsea, sediado no estádio de Stamford Bridge, em Londres, é propriedade do bilionário russo Roman Abramovich. A equipe já teve nove técnicos desde que Abramo-vich comprou o clube, em 2003: Claudio Ranieri, José Mourinho, Avram Grant, Luiz Felipe Scolari, Guus Hiddink, Carlo Ancelotti, Andre Villas-Boas, Roberto Di Matteo e Rafael Benítez. O time principal é igualmente internacional, com apenas sete ingleses entre os atletas que integram o elenco profissional.

O futebol do Chelsea tem pouco de “suavidade e luz”, é fato. E o mesmo pode ser dito sobre o Corinthians Paulista. Mas o clube brasileiro oferece muita “fé, esperança e amor”. Sua vitória sobre o Chelsea é ótimo presságio para 2013. E também é um ótimo presságio para um Ano-Novo muito feliz e muito bem-sucedido para vocês todos.

KENNETH MAXWELL, é historiador britânico graduado em Cambridge (Reino Unido) com doutorado em Princeton (EUA). Referência na historiografia sobre o período colonial brasileiro, foi diretor dos estudos latino-americanos no Conselho de Relações Exteriores (NYC) e diretor de Estudos Brasileiros na Universidade Harvard (EUA). Escreve às quintas na versão impressa da Página A2.

Fonte: Site Folha de São Paulo

 

Anúncios

1 comentário

  1. REINALDO CESAR CAMARGO GÓES · janeiro 3, 2013

    PENA QUE ESTE DIVINO TRINÕMIO NÃO ESTEJA ENRAIZADO NA SUA PLENITUDE…QUE SUA SEMENTE NÃO PROSPEROU NO POMAR DA HUMANIDADE…

    NA VIDA E, DOS HOMENS QUE SE DIZEM DE FÉ…

    DAQUELES QUE DEPENDEM DESSA BALIZA PARA CAMINHAR ATÉ O AMANHÃ E ESPERAM E ESPERAM…

    ESTE AMANHÃ, QUE CHEGA TÃO RÁPIDO QUE PARECE NÃO ANOITECER…

    MAS É RÁPIDO COMO UMA ETERNIDADE …

    E LENTO COMO UM PENSAMENTO…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s