ONDE VAMOS PARAR??? QUAL É O LIMITE???

Nos diálogos que tenho com amigos, sempre comento da minha preocupação com o mundo que iremos entregar para os nossos netos…

Sou, como sabem os que me acompanham aqui no Blog, policial militar e pertenço à Instituição a mais de 28 anos.

Ingressei ainda muito jovem na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e, desde 1988, quando me formei, tenho trabalhado a maior parte do meu tempo de carreira na atividade operacional: exatos 18 anos de minha vida profissional dediquei à realização de policiamento ostensivo preventivo.

Assusta-me muito como ao longo dos últimos 25 anos a sociedade se tornou tão violenta!

Causa-me ainda maior perplexidade o fato das pessoas, no momento em que vivemos hoje, entenderem que cabe á Polícia (e em especial à Polícia Militar, que tem atribuição na esfera preventiva) resolver este problema.

A Polícia, na regra, cuida do efeito e não da causa da violência: age no limite para evitar que o crime aconteça ou, acontecendo, atua para restabelecer a ordem, fazendo a lei ser cumprida.

É a Polícia o sexto estágio de proteção social: antes dela vem a família, a escola, o trabalho, etc….Depois de todos os estágios falharem é que cabe a atuação da Polícia: então, a sociedade que temos hoje é esta…com família desagregadas, com a escola não cumprindo o seu papel de formar, com a renda distribuída desigualmente, com oportunidades restritas no mercado de trabalho.

O resultado disso tudo: o Crime!

E estamos assistindo os crimes sendo cometidos com níveis de atrocidade jamais vistos, ou melhor, vistos nos primórdios da humanidade, onde as regras eram impostas pelos mais fortes: gente queimando gente por conta de trocados (ou da falta deles), gente abusando sexualmente de criancinhas, gente matando idosos, gente matando o pai e a mãe por herança….

Que mundo é esse? Onde é que vamos parar???

Vamos continuar jogando para as costas da Polícia a responsabilidade pelo caos social que vivemos???

Vamos continuar achando que a solução para os problemas é superlotar cadeias???

Resolveremos os problemas mandando adolescentes para o cárcere???

Não sei…confesso que não sei…

E essa dúvida me traz dor à alma e a incerteza de que deixarei uma sociedade mais justa e perfeita aos meus descendentes…

Que Deus nos ajude….

Amém!!!

 

Humberto

1 comentário

  1. MILTON FROTA · junho 9, 2013

    1. Bom dia amigo Tem Cel Figueiredo entendo que escrevas sobre pensar em dias melhores, se encher cadeias seria uma soluo, no entretanto, pense que em tudo que fazemos existe um bem maior ou seja a continuar acobertando menores de idade que ateiam fogo nas pessoas (vide Dra Cinthia, Dr Eduardo e ontem mesmo um analista de sistema)que por estarem com pouco ou sem dinheiro morrem de maneira trgica e cruel, no meu amigo no se martirize, no perca seu sonho, como o senhor bem o disse a policia militar seria a sexta etapa na linha de proteo aos bandidos, de que adianta ser qualquer numero nesta briga se a primeira que (pelo menos deveria ser) o lar, os pais, um deve ser bbado, drogado ou ambos o outro ou presidirio ou est em qualquer lugar imundo. Meu amigo devagar bom mas com coisas que tenham uma soluo imediata, qual seja, dar palestras em escolas, cursinhos ou at sales adiantaria? talvez para alguns, mas isto minoria poderamos escrever at o final do ano, mas, sabemos ns eu as sementes vem vindo estragadas, a luta grande mas se, educao j no przinho, na educao tambm dos pais, formar um ambiente melhor nas escolas, nos clubes, filmes mais sadios, a lista seria grande demais e os recursos nfimos.

Deixe um comentário

