MEU CONSELHO: DURO, MAS VERDADEIRO

 

Já completei 31 anos na Polícia Militar: vivi intensamente a Instituição e, também por ser filho e irmão de Praças da PMESP, posso dizer que a conheço em todos os seus meandros.
Quem me conhece, me acompanha e lê o que escrevo não deve ter nenhuma dúvida do meu amor, admiração, respeito e gratidão por esta Organização que me deu tudo o que tenho e me ensinou lições inesquecíveis e valiosíssimas de caráter, honra, lealdade, amor ao próximo,..
Com base em tudo isto, encorajo-me para dirigir-me a todos(as) aqueles(as) que estão ou que pensam em ingressar nas fileiras da Polícia Militar: se a sua pretenção é a segurança do “emprego”, a estabilidade, a certeza do salário, a possibilidade de usar uma arma, desista de ingressar ou saia, caso já tenha ingressado!
Sei que é duro ler isto, mas é preciso que seja colocada esta verdade!
Quem escolhe ser policial militar deve, na prática, deixar de pensar um pouco em si mesmo para pensar mais no seu semelhante, naquele para quem irá trabalhar, servindo e protegendo!
Quem escolhe ser policial militar deve saber que a sua vida passará a ser posta em risco para salvar a de quem não conhece.
Haverá poucos reconhecimentos, muitas críticas na imprensa e quase sempre dificuldades a vencer…
Haverá momentos de solidão, de angústias, de dor, mas também existirão momentos mágicos de muita emoção, quando salvar uma vida, realizar um parto emergencial, proteger um cidadão, ensinar uma criança a se afastar das drogas e até quando tiver que prender um infrator da lei que atentou contra a vida ou o patrimônio de terceiros.
Enfim, se em algum momento existir um único segundo de dúvida, não seja policial militar pois o dano que causa à sociedade alguém sem vocação para servir e proteger é enorme, e a comunidade não merece “pagar por isto”.
Assim eu penso!

Humberto Gouvea Figueiredo
Coronel PM Comandante CPI-9

Deixe um comentário

