NÃO PODE FICAR IMPUNE

 

(*) Humberto Gouvêa Figueiredo
Circula nas redes sociais cenas lamentáveis de um vídeo em que, nas dependências da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), na data de hoje (3/5), o Deputado Estadual João Paulo Rillo, do Partido dos Trabalhadores, agride fisicamente um policial militar que serve naquela Casa de Leis, para proteger as pessoas que lá trabalham ou frequentam, entre as quais se inclui o próprio Deputado.
Triste assistir um Parlamentar que se diz representante da causa dos direitos humanos, agir em total desacordo com aquilo que prega, dando a nítida certeza de que aquilo que ele fala não é o que de fato ele faz.
Não foi um simples policial militar que o Deputado Rillo agrediu: a violência dele foi contra o Estado, porque o policial militar ali estava representando o próprio Estado, para servir e proteger, como aliás também fazem todos os demais integrantes da Instituição nos 645 municípios de São Paulo.
Não se pode admitir um comportamento desta natureza por quem é responsável por elaborar as leis e, bem por isso, deve respeita-las com rigor exemplar.
Nossa expectativa, enquanto irmãos de farda de quem foi vítima da agressão, é a de que os nossos representantes na ALESP adotem as medidas necessárias no campo político para que o Deputado seja responsabilizado pelo seu ato.
No campo penal e cível, imagino que o nosso colega já deve estar adotando as providências necessárias.
Por fim, fico aqui a imaginar o tamanho do escarcéu e da repercussão que o fato teria se tivesse ocorrido o contrário, ou seja, se a agressão tivesse partido do policial militar contra o Deputado.
É preciso de uma vez por todas que se compreenda que a honra e a dignidade de uma pessoa não vale menos do que o da outra: talvez o Deputado Rillo ainda não reconheça isto!

(*) é coronel da Polícia Militar e comandante do CPI-3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s