PAI E MÃE: OURO DE MINA!

(*) Humberto Gouvêa Figueiredo

O poeta e cantor Djavan escreveu a letra da música e eu, em quase meio século de vida, não tinha me dado conta da profundidade das suas palavras: de fato, Pai e Mãe são joias preciosas e valiosas, como o ouro retirado da mina.
O tempo e a experiência faz enxergar, aos que querem, o valor das pessoas que cumpriram, com dedicação e amor, estes dois papéis sociais tão caros e relevantes.
Arrependo-me por ter demorado tanto tempo para começar a devolver aos meus pais uma pequena parcela do que fizeram por mim.
Ambos foram fundamentais na minha vida e decisivos para forjar o meu caráter e sedimentar os valores e princípios que delineiam a forma com enxergo o mundo e me relaciono com as pessoas.
Não sei se os decepcionei em algum momento, mas posso seguramente dizer que eles jamais me decepcionaram: não acertaram o tempo todo, obviamente, mas nunca desejaram que as suas falhas fossem repetidas por mim. Ao contrário, a vida toda eu percebi que o desejo de ambos era dar ao mundo um homem bom, correto, honesto.
Hoje eles já estão na faixa dos 70 anos e, embora meu pedido a Deus é para que vivam ainda muitos anos, sei que um dia os irei perder…
Por isto, faço e farei por eles tudo o que estiver ao meu alcance para agradá-los e retribuir, ainda que em proporção muito menor, tudo o que já fizeram por mim.
A você que tem Pai e Mãe vivos, aconselho que faça o mesmo, antes que os veja partir, perdendo a oportunidade de dar a eles o que merecem!
Jamais se esqueçam: “Pai e Mãe, são ouro de mina”

(*) é coronel da PM e comandante do CPI-3

Deixe um comentário

