MENSAGEM DO COMANDANTE

Líderes

 

 

Prezados amigos(as), oficiais do CPI-3,
Como já tenho dito e procurado mostrar por meio de atitudes simbólicas, tenho a crença que a liderança tem um papel fundamental no processo de transformação da relação entre quem dirige e quem é dirigido.
Acredito no estilo de liderança conhecida com o “servidora”, que concebe o papel do líder como um facilitador de processos, como um “realizador de ações”.
Gostaria que todos aqueles que trabalham comigo, direta ou mais afastadamente, acreditasse nisso e, principalmente, que praticasse.
Então, dando sequência à transmissão de conhecimento sobre o tema (que tanto acredito), gostaria de dividir com os senhores e senhoras um breve texto extraído do livro “O Processo da Pérola – Identifique a melhor fase para a sua transformação”, de Tommy Nelson (Editora Saraiva), que desde já indico para a leitura.
Segue abaixo o texto, que consta nas páginas 126 a 128 do livro:

” LÍDERES VISIONÁRIOS INSPIRAM
Uma perspectiva nova do futuro é inspiradora. Líderes com visão atraem seguidores por terem capacidade de captar a imaginação e emocionar as pessoas, movendo-as a alcançar sonhos.
Quanto Martin Luther king fez o seu famoso discurso “Tenho um Sonho”, em Washington, D.C., nos anos de 1960, inspirou multidões, desenhando uma imagem do que o futuro poderia ser. Grandes visões atraem grandes compromissos, erguem-nos da monotonia do dia a dia, transpondo-nos para um novo mundo, pleno de oportunidades, desafios e esperança.
Uma visão do futuro pode envolver milhões de pessoas, como o sonho do Dr King – de um EUA integrado, sem discriminação racial. No entanto, pode também ser extremamente pessoal, como ter uma visão para o futuro de um filho, para um de seus liderados, para uma carreira.
Uma vez que a visão adquire clareza, procure descrevê-la em poucas palavras, fáceis de lembrar, como a declaração de propósito. Aqui está a minha: “eu visualizo um movimento de líderes servidores competentes treinando outros, os quais treinam outros para impactar o mundo no século XXI”
Meu diferencial é formar líderes servidores, maduros, querendo servir em vez de serem servidos.
[…]
Em outras palavras, precisamos de líderes servidores em todos os setores da sociedade para enfrentar a turbulência do próximo século, os quais devem ser treinados e terem habilidades adequadas para cumprir essa visão. Isto significa serem líderes conscientes de seus pontos fortes e de suas fraquezas, humildes o suficiente para abraçar um novo conceito de liderança, servir as pessoas e à comunidade.
A minha perspectiva atual é: se “os homens de boa vontade” não se mobilizarem, a situação pode sair do controle e se tornar “terra de ninguém”, sob o mando de quaisquer gangues existentes (políticos, PCC, etc…).
Tenho a incumbência de transmitir a mensagem, formar líderes. No entanto, meu foco é construir, dentro de minhas condições e missão, essa equipe de líderes servidores que vão acrescentar valores em muitos setores da sociedade, tanto no empresarial quanto no terceiro setor (ONGs, grupos religiosos, escolas, universidades, etc.). Preciso limitar meu foco para estar alinhado com o meu perfil, missão, dons, papéis, direcionando meus valores no intuito de atuar. Para ser efetivo, seu olhar, além de abrangente, deve ter foco.
Nota-se, por meio dessa visão, que não estou preparando líderes[…] para simplesmente serem vencedores segundo os paradigmas do passado, mas sim, aqueles que tem paixão por servir ao máximo suas organizações e comunidades. Estou formando liderança servidora, implantando conceitos de grandes líderes servidores da história.
JESUS – sem formação nem posição reconhecida, mas com o amor incondicional por todos os homens, mudou o mundo;
GANDHI – sem cargo ou função pública, mas com a autoridade de líder servidor, finalmente pôs a Inglaterra de joelhos, rompendo a dominação política de 300 milhões de pessoas;
NELSON MANDELA – decidiu perdoar seus perseguidores e, antes de assumir o poder, preservou uma transição de relativa paz na África do Sul.
Multiplicar esse caráter de liderança sucessivamente, por querer “impactar o mundo”, é a minha perspectiva. Ela não surgiu apressadamente, uma vez que a visão revela-se aos poucos, sobretudo após de dedicar um tempo à observação do mundo ao seu redor e da própria vida, nem sempre como protagonista (antes como parte de uma obra maior). Percebendo-nos como um investimento da mão divina, feito para servir os outros, viver com paixão, trazer um olhar único e transformador ao mundo. Cada um tem a sua visão…chegou o momento de escrever a sua!!!”

As informações trazidas neste breve texto extraído do livro, nos faz refletir sobre a importância do papel que temos na nossa Instituição (Polícia Militar): entre nós, em função das pilastras básicas que nos mantém, a hierarquia e a disciplina, o exercício da liderança é algo que ocorre naturalmente, sem ao mesmo nos darmos conta. Meu propósito ao tratar do assunto com cada um dos senhores e senhoras é procurar “inquietá-los” para que pensem de que forma estão agindo como líderes??? Limitam-se a apenas dar ordens??? A escrever o que tem que ser feito em pedaços de papéis e repassar para quem deve cumprir??? Ou a gritar para ser ouvido e dizer quem de fato manda???
Se é assim que age, é tempo de mudar, pois a liderança que precisamos para manter forte a nossa Instituição não é a que se pratica com base nas condutas exemplificadas.
Temos necessidades de líderes inspiradores, gente que transmite o que tem que ser feito sem precisar dizer uma palavra ou escrever breves linhas…
Enxergar o seu papel e ajustá-lo ao modelo de liderança servidora é o que tem que ser feito…comece agora!!!
Inspire pessoas….façam-nas entender que a conjugação e prática do verbo servir com naturalidade possibilitará a construção de um mundo melhor!
Desejo a todos(as) uma excelente sexta-feira e final de semana!

 

Humberto Gouvêa Figueiredo

Coronel PM   Comandante CPI-3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s