20 DICAS PARA SER UM LÍDER NA POLÍCIA MILITAR

1-Não mantenha nos quadros da Polícia Militar, sob seu Comando, Policial Militar mau-caráter, indisciplinado ou desagregador. Lembre-se, uma “laranja podre contamina a caixa inteira”. Em uma corporação policial militar, onde idéias e doutrinas transitam também pela tradição oral, um mau caráter contamina a boa vontade daqueles menos atentos, desaguando em problemas institucionais graves. Falhando as tentativas médias de orientação e correção, o caminho do incorrigível é para fora da Polícia!
2-Não ofenda um comandado em público. Você demonstra autoridade do Posto, mas não de Comandante, perde o respeito do ofendido e tem seu gesto repudiado pelos demais comandados. O Comandante que lidera com sabedoria e inteligência elogia em público e repreende em apartado. Somente repreenda em público, e imediatamente, se disso depender a manutenção imediata da hierarquia e disciplina, que não podem ser deixadas de lado nunca!
3 –Evite envolver-se passionalmente com algum comandado seu. O ódio e a malquerença abrem espaços para ambientes pouco produtivos, de baixa cooperação e injustiças. De igual modo a proximidade em excesso, de intimidade desmedida ou relações afetivas intensas podem gerar sensação de impunidade e ampliação de limites, que fatalmente desaguarão em problemas disciplinares.
4-Não proteja o comandado ineficiente, e nem lhe dê regalias. A Corporação e você perdem com a improdutividade deste, e desincentiva os que se determinam e trabalham segundo as normas institucionais e as orientações do comando. Elogie sempre o bom policial, este sim merece a nossa gratidão e uma eventual regalia.
5-Não privilegie um comandado em detrimento a outro. Trate-os igualmente. Eles percebem essa distinção no trato, a qual pode influenciar no ritmo e na qualidade do trabalho. Entretanto, não se esqueça do ensinou o mestre Rui Barbosa, de que as pessoas merecem tratamento desigual naquilo que são desiguais. Quer ter o respeito de seus comandados? Não seja nem bonzinho nem mal, seja justo e incentive sempre o que é bom, honesto e reto!
6-Cuide sempre do preparo de seus comandados. A falta de treinamento e cultura de seus comandados redundará em trabalhos mal executados e em resultados pífios. Se entretanto ele não quiser voluntariamente se preparar, livre-se dele, pois será um problema para a corporação.
7-Jamais puna um comandado- seja por qualquer meio- por uma irregularidade não constatada de fato, fruto de um boato, ilação ou suposição. Antes, analise criteriosamente os fatos para decidir com justeza e correção. Evite a todo custo tomar a fofoca como verdade, o comentário maldoso como regra, a notícia sub-reptícia como base para uma ação de Comando que vise atingir alguém. Procure honrar o seu juramento e fuja de ser instrumento de injustiça contra alguém de quem não se tem a certeza de que errou. O seu comandado merece o seu respeito. Respeite e será respeitado!
8-Não faça comentários depreciativos de um comandado para outro. Breve, todo o batalhão, senão a Corporação, estará sabendo. O boletim do pátio é ágil e implacável, mas não infalível. Seja visto como um comandante de linguajar prudente no trato da intimidade alheia.
9 -Não tenha a presunção de que é o maior, o melhor, o infalível. O presunçoso que se julga invencível acaba sendo derrotado por sua própria presunção. Lembre-se, somos realmente bons em algumas coisas, noutras existe sempre alguém melhor. O equilíbrio das forças em nossa Corporação é que a sustenta e lhe dá a grandeza que tem.
10-Evite transferir de imediato um subordinado que aparentemente não se adaptou na função. Dê-lhe uma segunda chance. Transfira-o de função, horário, setor. Há casos de um funcionário péssimo em uma função e excelente em outra. Entretanto, ao encerrar todas as suas possibilidades e o mesmo não se adaptou a nada, não tenha dúvidas: ele precisa de outro emprego, preferencialmente fora da PM.
11-Exerça o comando com a desenvoltura e alma de um líder: calmo, sereno, tranquilo. Não o faça sob o império do medo, “pressão” ou ameaças. Não menospreze ou ofenda moralmente um subordinado. Valorize-o e ele será leal; enalteça-o e ele será seu aliado. Corrija-o com serenidade e ele se tornará do mau caminho. Mas não se esqueça: se depois de tudo ele não se converter do caminho mau, a corporação tem instrumentos suficientes para cortar o mal pela raiz.
12-Ao determinar um trabalho ou função para um policial hábil e experiente, não aceite o serviço pronto tipo “mais ou menos”, ou “quebra-galho”… Exija qualidade, de ótimo para cima. O cidadão merece o melhor da Corporação.
13-Tenha sensibilidade no trato com subordinados de minorias étnicas, homossexuais, diferenças de religião, etc. Não caia no erro de fazer ironias, piadinhas ou desprezá-los. Antes, trate-os de igual para igual como pessoas e profissionalmente, respeitando suas opções e desigualdades.
14-Atue para que o seu Subcomandante seja responsável, capaz, que seja um pessoa de plena confiança. Prepare-o para que ele possa substituí-lo numa eventual ausência, ou mesmo para ser também o futuro Comandante. É um passo importantíssimo para estabilidade de sua Unidade, e para a continuidade de bons projetos na Corporação. Que ele seja alguém capaz de defendê-lo em público e ter a liberdade de eventualmente discordar em apartado, sempre com disciplina, amizade, profissionalismo e lealdade.
15-Não misture as coisas do Comando com as coisas do Comandante. Negócios e amizades íntimas dentro do quartel não combinam com os nossos princípios e leis. O profissionalismo, a hierarquia e a disciplina devem andar atadas, juntas no Comando em todos os níveis. Misturar negócios particulares com o exercício do Comando nunca deu certo, e quase sempre redunda em problemas ético-disciplinares. Se tiver dúvidas, leia com regularidade o Boletim Geral Reservado.
16-Quando der uma ordem, seja firme! Faça ver e valer essa firmeza e exija o seu cumprimento fiel. Se você admitir que alguém não a cumpra, os maus se fortalecerão e se aninharão sobre a sua cabeça e aos poucos tentarão assumir o controle da situação.
17-Você é Bacharel, Mestre ou Doutor. E todos sabem disto, é um fato da carreira na milícia Bandeirante. Mas no relacionamento com os mais simples tenha humildade e temperança, sem que se perca o referencial da sua posição. Tenha os mais simples ao seu lado, mantendo-os coesos e não dispersos, e desta forma não os terá rivalizando suas ideias e contestando suas ordens.
18-Na vida Castrense, a disciplina nos exige muitas vezes que chamemos um subordinado à razão. Mas lembre-se, você também pode ser repreendido por um superior. Mantenha, sempre, a calma e o equilíbrio. Lembre-se que você também não gosta de ser maltratado.
19-A sua sala não é refúgio, e sua cadeira não é máquina do tempo. Não fique nelas acomodado muito tempo, com a intenção de simplesmente deixar o tempo passar. Suas atribuições são a sua missão, e sua liderança é aguardada por seus comandados. No exercício do Comando, é essencial a sua proatividade, vitalidade e impulso criador. Comande com bons exemplos, e estimule seus comandados a inovarem em busca da excelência.
20-Busque sempre, em outros Comandantes, novas idéias, novos caminhos, novas tecnologias, enfim, alternativas que podem ser por você utilizadas para melhoria dos serviços prestados à população e ao público interno. Lembre-se, pessoas diferentes, comandos diferentes, experiências diferentes, mas cada qual com idéias que conjugadas podem criar um profícuo caminho comum. Reúna periodicamente as lideranças para o desenvolvimento de projetos ou propostas para solução de problemas comuns.

(Autor: Ten Cel PM Alexandre Wellington de Souza, Comandante do 38º BPM/I)

Anúncios

1 comentário

  1. Márcio · junho 12

    Muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s