DISCURSO DE POSSE NA ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS

 

 

brigadeiro-23-copia“… Escola Superior de Soldados, trilha do nobre saber, vivo dias consagrados, que jamais ousarei esquecer”.

Nenhuma sequência de palavras poderia ser tão bem concatenada para descrever esta Casa de Ensino Superior, quanto o refrão da sua canção.

Aqui, senhoras e senhores, trilhamos o caminho do nobre saber, alicerce para a formação do nosso maior patrimônio, o Soldado de Polícia Militar!

Recebemos o jovem inseguro e imaturo e o conduzimos a ser o adulto responsável, consciente e cidadão.

Nesta Sagrada Escola, de um histórico tão rico e honrado, verdadeiramente, transformamos a “pedra bruta” em “pedra polida”.

A missão da Escola Superior de Soldados é a de formar, com excelência e humanização, o Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, capacitando-o para proteger o cidadão, aplicar a lei, combater o crime, manter ou restabelecer a ordem pública, sem jamais esquecer o seu compromisso com a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.

Queremos ser e seremos, com absoluta certeza, uma referência nacional e internacional na formação técnica e humanizada de Agentes Encarregados da Aplicação da Lei: esta é a nossa visão de futuro!

Alinhados com as diretrizes do Comando Geral da Instituição, definimos seis eixos estratégicos que balizarão todo esforço de nossa competente equipe no sentido de cumprir as missões que nos são afetas:

  1. Gestão com base na transparência e lastreada no modelo da liderança servidora;
  2. Transmissão de conhecimento de forma técnica e humanizada;
  3. Valorização e reconhecimento do profissional de polícia militar;
  4. Reconhecimento da formação e da especialização como prioridades;
  5. Otimização de custos para a execução da missão; e
  6. Excelência em todas as ações.

Assumo uma das maiores e mais fascinantes  responsabilidades que já tive na minha carreira.

Não será tarefa fácil para este Coronel de Polícia Militar suceder e manter o legado dos outros 27 Comandantes que já dirigiram esta Organização de Apoio de Ensino Superior, desde o então Capitão PM Oldecir Fernandes de Oliveira e Silva, primeiro comandante, até o Coronel PM Carlos Ricardo Gomes, a quem tenho a honra de substituir.

Passaram pela Escola, Comandantes que construíram uma rica história na Instituição e que, etapa a etapa, fizeram com que a querida “Escola de Pirituba”, fosse a referência que hoje é!

Saber que a minha foto um dia estará na Galeria de Comandantes ao lado de personalidades tão especiais, já é para mim motivo de enorme orgulho.

Não obstante todo o peso de dar sequência ao trabalho de tão competentes Comandantes registro que me sinto preparado e capacitado para também promover grandes realizações, tal qual fizeram os que me antecederam com tanto brilho.

Externo a seguir justos e merecidos agradecimentos.

Primeiramente agradeço a Deus, a quem desde 18 de fevereiro de 2005, referencio como sendo o Grande Arquiteto do Universo: é a Ele e por Ele, que escolhi o caminho da luz e me transformei em um construtor social.

Agradeço ainda a meus pais: minha amada Mãe, Alairce Gouvêa Figueiredo, minha maior referência como Ser Humano e ao meu Pai, o Veterano Sargento PM Antônio de Aquino Figueiredo, meu Herói, meu Mestre e quem me apresentou a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Referencio em agradecimento também os meus filhos, Cairê Delbone Figueiredo e Ingrid Delbone Figueiredo, pessoas muito queridas em função dos quais vivo e pratico as melhores condutas para servir-lhes como exemplo. São as jóias raras que Deus me presenteou e pelas quais agradeço sempre em minhas orações.

Rendo homenagens especiais a minha esposa, Cristina Helena Ramos, minha amiga, minha companheira, minha confidente, minha psicóloga, terapeuta. Aquela que escolhi para envelhecer do meu lado. Seu amor e carinho são o combustível que me abastecem para a vida e para a minha missão.

Agradeço à Polícia Militar do Estado de São Paulo, Instituição pela qual, confesso, sou verdadeiramente apaixonado: vivo e respiro Polícia Militar as 24 horas do dia e, estou seguro, pertencer aos seus quadros foi a escolha mais acertada que fiz na minha vida.

Rendo especial agradecimento ao Excelentíssimo Senhor Comandante Geral, coronel PM Nivaldo Cesar Restivo e ao nosso Subcomandante, coronel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, pela confiança em mim depositada ao escolher o meu nome para comandar a maior e mais importante Escola de Formação de Policiais Militares do Mundo.

Também merece meu respeito, agradecimento e gratidão o coronel PM Carlos Ricardo Gomes. Meu amigo, meu irmão, pessoa de quem recebo um legado vitorioso, fruto de seu dedicado, comprometido e abnegado trabalho à frente da Escola Superior de Soldados nos últimos dois anos. Para mim é uma honra receber o comando de alguém pelo qual tenho uma admiração profunda, desde os tempos de cadete, na nossa amada Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Desejo, meu irmão, que você tenha na Assembleia Legislativa o mesmo sucesso que alcançou aqui na Escola.

Também menciono em agradecimento os meus irmãos por escolha, Aspirantes 88, amigos de uma vida, sempre presentes ao meu lado em todos os momentos. Tê-los aqui testemunhando mais este sucesso que alcanço é para mim motivo de enorme alegria. De forma especial agradeço aos Aspirantes 88 que tiveram a honra de aqui servir aqui em Pirituba: tudo farei para dignificar o trabalho de vocês nesta amada Escola!

Agradeço a acolhida e a recepção que tive da equipe de oficiais e praças da Escola Superior de Soldados, hoje sob minha direção: sempre ouvi que o clima e a pessoas que aqui servem eram especiais. Nestes pouco mais de quarenta dias que aqui estou, já pude confirmar esta verdade. Tê-los ao meu lado, compondo o meu time, tem facilitado sobremaneira o meu trabalho.

Por fim homenageio os Soldados da Polícia Militar, aqui representados pelos jovens que formam neste pátio abençoado, nesta solenidade marcante para a minha vida, e que daqui a poucos dias concluirão as 1890 horas do Curso Técnico de Polícia Ostensiva e serão entregues à sociedade paulista para servir e proteger: saibam todos que será por vocês e pelos que os sucederão que me dedicarei de corpo e alma a esta querida Escola. Tudo farei para que vocês e todos aqueles que por aqui passarem depois da sua partida, sejam sempre os melhores Soldados da Polícia Militar, aqueles que honrarão os seus compromissos e juramentos, observando os valores, deveres e princípios institucionais.

Viverei dias consagrados que desde agora já são inesquecíveis!

Muito obrigado a todos(as).

 

Quartel em Pirituba, 28 de abril de 2017.

 

HUMBERTO GOUVEA FIGUEIREDO

Coronel PM                  Comandante

 

Deixe um comentário

