Quem sou!


Coronel

Sou formado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco no ano de 1988. Trabalhei como Aspirante a Oficial no 13º BPM/I (sede em Araraquara) em Unidade Escola descentralizada, participando da formação de novos Soldados; depois, retornando para São Paulo, fui classificado no 9º BPM/M (zona norte de SP), na função de Comandante de Pelotão; No ano de 1990 fui aprovado e frequentei o Curso de Instrutor de Educação Física, permanecendo naquela Organização de Ensino, à sua disposição, até o ano de 1991. Em 1991 fui transferido para o 38º BPM/I, com sede na cidade de São Carlos, onde atuei na área de inteligência. No ano de 1992 fui transferido para a cidade de Araraquara (13º BPM/I), atuando na área operacional (comandante de pelotão de tático móvel) e administrativa (chefe da seção de assuntos civis e inteligência). Em 1999 fui movimentado para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde permaneci até o início de 2001, trabalhando sempre no corpo de alunos, na formação de futuros oficiais da PM. Em 2001 retornei para Araraquara, onde, ascendendo ao posto de Capitão, assumi comandos de Companhias (3ª e 4ª Cias), e da Chefia da Seção Operacional, além de, esporadicamente, assumir a função de Subcomandante interinamente.
Em 2009, com a promoção ao posto de Major fui transferido para a Quarta Seção do Estado Maior, órgão de assessoria direta do Comando da PMESP, onde permaneci até 2011, exercendo as funções de Chefe da Subseção de Material Bélico, a responsável pelo planejamento da Instituição em termos logísticos na área de viaturas e armamento.Em 2011 cursei o programa de doutorados em ciências policiais e de segurança, no Centro de Altos Estudos de Segurança, e, após a conclusão em dezembro do mesmo ano, fui classificado no Centro de Comunicação Social, exercendo a função de Subchefe Interino, onde permaneci até Junho de 2013, quando então fui promovido ao posto de Tenente Coronel e assumi o comando do 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede na cidade de Limeira. Em Abril de 2014 fui promovido ao posto de Coronel PM e assumi o Comando de Policiamento do Interior -9, com sede na cidade de Piracicaba e responsabilidade direta por 52 municípios. Além de minha formação na área técnica da Polícia Militar, sou formado em Direito pela Universidade de Araraquara (UNIARA), possuo pós-graduação em Gestão Pública e Gerência de Cidades, Competências Gerenciais Públicas e Governança Pública, Novos Rumos da Gestão, todas pela Univesidade Julio Mesquita Filho (Unesp – Campus de Araraquara). Possuo ainda Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências Policiais , de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos em Segurança da PMESP. Também concluí o Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Delegacia de São Paulo.

17 comentários

  1. ANDREIA FARGNOLI · janeiro 24, 2011

    Desejo inicialmente parabenizá-lo pela página que é por demais interessante e bem estruturada. Deixo aqui também registrado votos de sucesso constante e progressivo para o acesso a esta que sempre nos apresenta assuntos importantes e atuais.
    Hoje em dia é dificil de se ver uma pessoa como que se preocupa pela nossa Nação. O que tenho a dizer se resume numa palavra “parabéns” e que você continue nos dando esperanças de que nosso País sempre será o melhor.

  2. Michele Seabra · janeiro 31, 2011

    Liberdade, igualdade e fraternidade?
    Precisamos prosear, pedreiro!

    =)

  3. Rubens · março 6, 2011

    Legal meu Irmão. Aprendi a entrar no BLOG. Você merece sempre parabéns pelas coisas que faz. Agora tenho um novo local para ver suas idéias, que aliás, são sempre inteligentes e com uma colocação pessoal espetacular.RUBÃO

    • capitaofigueiredo · março 6, 2011

      Meu querido Rubão!
      Me deixou muito feliz a sua visita…espero contar sempre com vc aqui..
      TFA

      Humberto

  4. Petrus · março 14, 2011

    Prezado Major:
    Antes de qualquer coisa, parabéns pelo BLOG e artigo. Como Paulistano, é muito bom constatar o alto nível moral , cultural e intelectual dos integrantes de nossa P.M. ! Figueiredo, sou pai de duas crinaças (ele 15 , ela 9) os quais quando do inicio da separação foram, sem motivo, levados para 700Km de distância, isto a 3 anos. Creio não precisar comentar como me sinto. Gostaria de levantar aqui a questão sobre a Guarda Compartilhada, dispositvo Legal que claramente estabelece ser esta a nova guarda padrão para nosso país mas, que alguns magistrados equivocados, resolveram que apenas é aplicavel quando o casal tem boa relação ! Ora, se houvesse esta “boa relação” não haveria separação ! Mais que isto, tal postura incentiva a atitude beligerante , como forma de se evitar a aplicação da “GC” e inclusive, vir a facilitar a Alienação Parental !

    Abraços
    PS: Visto o preconceito de nosso judiciário em relação aos pais que lutam pelos filhos, PETRUS é um pseudônimo.

  5. Fernanda Galbiati · março 16, 2011

    Major Figueiredo Desde já gostaria de deixar minha admiração por tudo oque nos transmite através de seu blog.
    Suas palavras muitas vezes são as respostas de diversas duvidas que temos, quanto ao que realmente é ser um cidadão de bem.
    Leio seu blog a muito tempo…e já tive o previlégio de ler diversos artigos escritos pelo Senhor. Resumindo, continue sempre assim…mostrando a todos que direta ou indiretamente se interessam por suas palavras. Que podemos sim ter e viver com respeito…igualdades e justiça…Parabéns!!!

  6. Marcia Patricia Santos Klem · junho 6, 2011

    Olá Major, primeiramente parabéns pelo blog, muito informativo e consistente e quero que saiba que fiquei muito feliz por ver algumas frases minhas num lugar tão respeitável, isso demonstra que verdadeiramente as frases podem expressar os sentimentos não só de uma única pessoa como de várias…
    Um grande abraço e muita força para continuar.

    • capitaofigueiredo · junho 7, 2011

      Olá Márcia,

      Sou eu quem agradeço a sua visita aqui e a sua colaboração emprestando (com o devido registro de créditos) um pouco da sua arte.
      Volte sempre.

      Humberto

  7. reynaldo · junho 9, 2011

    Caro amigo boa tarde!
    Na tentativa de descobrir algo sobre as redes sociais visando a construir o trabalho que temos que apresentar, confesso que tive oportunidade de “navegar” por vários e tal circunstância causo-me certa preocupação pela natureza de alguns comentários lidos e pela não constatação fática, em alguns destes , da contribuição que presumo possa esta forma de interação produzir. Entretanto ao chegar a sua página e verificar a forma como conduz e é auxiliado pelos participantes neste mister entendi que o segredo está no valor dos conteúdos, na forma de sua apresentação e no conjunto de pessoas que os compartilham, fatos que me permitem concluir que tal meio é eficaz se realizado com o carinho e a forma exemplar como você o faz
    Parabens! Reynaldo

    • capitaofigueiredo · junho 9, 2011

      Meu grande amigo e mestre!
      Não imagina a honra que me dá a sua visita neste humilde espaço, ao qual por conta dos afazeres acadêmicos tenho dado tão pouca atenção.
      Mas vou levando aos poucos e sempre contando com a presença de amigos fiéis, colaboradores e sócios neste espaço de comunicação social.
      Me deixou muito contente o seu comentário elogioso.
      Aceite meu abraço fraterno.
      Figueiredo

  8. Alice · junho 14, 2011

    Entrei aqui por acaso….e gostei muito do blog…parabéns vc parece realmente gostar do que faz….

    • capitaofigueiredo · junho 14, 2011

      Alice,

      Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário estimulador.
      Espero que volte mais vezes…

      Humberto

  9. Luccas Cardoso · agosto 9, 2011

    Olá Sr.Humberto, quero dizer que adorei seu blog, nele consegui ver um pouco do meu sonho que é servir a APMBB, tenho apenas 14 anos mas desde já me preparo!
    Uma pergunta, na APMBB tem poucos Afro-brasileiros? Pois sou um!

    • capitaofigueiredo · agosto 10, 2011

      Obrigado pela visita e pelos comentários Luccas!
      Desejo sucesso a você no concurso!
      Sim, a PM tem muitos negros em seus quadros!!!
      E as oportunidades são iguais para todos, democraticamente. Basta dizer que um deles é Coronel da PMESP e atualmente ocupa o cargo de Secretário Chefe da Casa Militar!
      Um abraço.

      Humberto

  10. Celso Aparecido dos Santos · fevereiro 14, 2012

    Bom Dia Major Humberto.Além do Blog,muito bem executado,as perguntas são inteligente ,e as suas respostas melhores e muito esclalecedoras(Afro-Descendentes),e muitas outras.
    Um abraço e mais sucesso.Sucesso é para quem procura e merece;e eu como o conheço bem ,sei que fez por merecer.
    Abs em Ti ,na Fabi,Cacá e na Ingrid.(gostei a do pedreiro(kkk..
    Celso

  11. britishlor · dezembro 11, 2013

    Meu Respeitabilissimo Ir.’. Figueiredo, espero que continues sempre como um verdadeiro exemplo, e ainda mais sendo este abnegado Obreiro, e Fiel Paladino da Justica e Perfeicao, em Ambas as Colunas!!! Assim como tambem nos degraus superiores alem da balaustrada!!! !!! !!! Meu Caloroso T.’. F.’. A.’.
    Vosso trabalho e impagavel!!! Apreciado e sem duvidas muito mais que necessario! Faco bateria incessante a brava Policia Militar do Estado de Sao Paulo!!! S.’. F.’. U.’.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s